domingo, 23 de setembro de 2012

Workshop de Hóquei com Thiago Pacheco, atleta da Seleção Brasileira de Hóquei Sobre Grama



Workshop de Hóquei com Thiago Pacheco, atleta da Seleção Brasileira de Hóquei Sobre Grama

Os alunos das turmas 61 e 71 da Escola Beatriz de Souza Brito realizaram nesta sexta-feira (21/09) um Workshop de Hóquei, durante a aula de Educação Física. Quem ministrou o Workshop foi o fomentador do esporte na região Thiago Pacheco, também atleta da Seleção Brasileira de Hóquei Sobre Grama.

Antes de praticar a modalidade, durante a semana, os alunos estudaram a modalidade através de vídeos e texto sobre o Hóquei Sobre a Grama.

Agradecemos à Confederação Brasileira de Hóquei Sobre Grama, ao Thiago Pacheco e ao Leo Nogueira, pelo apoio na realização e preparação para a aula.

Profa. Lorena

Fotos: Profa. Lorena


Saiba mais sobre a Confederação Brasileira de Hóquei Sobre Grama (CBHG) e as regras do esporte clicando aqui e, a Confederação internacional de Hóquei clicando aqui.

O HÓQUEI

O Hóquei Sobre a Grama é um esporte presente nas Olimpíadas de Verão. O jogo foi 'criado' pelos ingleses em finais do século XIX. Até os anos 70, Índia e Paquistão foram as grandes potências da modalidade. Atualmente, o hóquei já se popularizou no mundo, não só como um esporte masculino, mas também, feminino.

O hóquei sobre a grama estreou nos Jogos Olímpicos em Londres-1908, naquela época como um esporte de exibição disputado apenas por homens. Só em Amsterdã-1928 que a modalidade passou a contar com um quadro oficial de medalhas. A presença feminina nas competições passou a ocorrer nos jogos de 1980, em Moscou.

Nos EUA e Argentina, por exemplo, o número de mulheres praticantes do hóquei superou ao dos homens.

Seleção Brasileira de Hóquei Sobre a Grama 2012 (Masculino)

No Brasil, somente na década de 80 os primeiros atletas federados começaram a ingressar em campeonatos no exterior. Na década seguinte, o Brasil passou a participar regularmente de torneios continentais como o Caribbean International Hockey Tournament (VEN), o Torneio de La Plata (ARG) e o Torneo Internacional Mercosur (URU).

Porém, a estreia da primeira seleção brasileira de hóquei sobre a grama aconteceu em Santiago, no Chile, em 1998, quando ocorreu o 5º Campeonato Sul-Americano.

Seleção Brasileira de Hóquei Sobre a Grama 2012 (Feminino)

Em 2007, o primeiro campo oficial de hóquei sobre a grama foi construído no país. O campo foi estruturado no Complexo Esportivo de Deodoro, no Rio de Janeiro, para os XV Jogos Pan-Americanos.

No mesmo campo ocorreu, em abril de 2010, o 7º Campeonato Sul-Americano de Hóquei Sobre a Grama, que teve a participação das equipes de homens e mulheres do Chile, Argentina, Paraguai, Uruguai, Venezuela e Brasil.

Fonte: CBHG

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por deixar seu comentário.