sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Feliz Semana da Criança: participando, brincando e aprendendo no Beatriz...


Mural da Escola

Semana da Criança
08 a 11 de outubro de 2012
CAPES/PIBID/UFSC Pedagogia e EBM Beatriz de Souza Brito

Brincar é uma atividade humana tão necessária e importante para o desenvolvimento e formação da criança que virou direito a ser garantido especialmente na Escola.

Na semana de 08 a 11 de outubro de 2012, a Escola Beatriz de Souza Brito em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) comemorou a Semana da Criança junto aos 260 estudantes matriculados nos anos iniciais, períodos da manhã e tarde, por meio de rodas de contação de histórias, memórias, cantigas, cirandas e brincadeiras e, ainda, realizou oficinas que apelidamos de interessada porque tiveram como objetivo produzir materiais pedagógicos e lúdicos para serem utilizados como suporte do ensino e da aprendizagem em sala de aula.


  
 Arte nas camisetas recebidas pelas crianças, professores e funcionários

A coordenação e supervisão desta Semana da Criança estiveram sob a responsabilidade dos professores e equipe pedagógica da Escola Beatriz de Souza Brito, do Estágio Docente do Curso de Pedagogia da UFSC e, PIBID UFSC Pedagogia mediante a participação de vinte estudantes. Destacamos a colaboração de 6 estudantes do PIBID Educação Física da UFSC.

Oficina 4: Brinquedos e sonhos (PIBID Educação Física)

As atividades da Semana da Criança: oficinas interessadas rodas de conversas, de contação de histórias, memórias, cantigas, cirandas e brincadeiras

Atividades de ensino foram orientadas por uma metodologia pautada nos princípios da participação e do respeito mútuo, caracterizada em atividades realizadas para, com e entre as crianças, com objetivos de incentivar a formação de leitores, escritores e atores sociais.

A partir da experiência exitosa que tivemos com a 1ª SAPE (11 a 15 de junho de 2012 na Escola Beatriz) e do sucesso das oficinas com as crianças, elegemos como estrutura e organização da semana as oficinas interessadas e as rodas de conversas com o objetivo de conhecer mais e melhor os estudantes dos anos iniciais da EBM Beatriz de Souza Brito, promovendo atividades que mobilizaram estes estudantes para a aprendizagem e garantindo melhores condições para o seu desenvolvimento humano.

Oficina 1 - Comunicar o quê e para quê?
Criança assinando a sua/coletiva criação de arte

Oficinas interessadas

As oficinas realizadas durante a 1ª SAPE permitiram uma maior aproximação com as crianças dos anos iniciais que, sob diferentes formas de expressão, manifestaram o que é ser criança e o que é ser criança na escola, além de outras mais específicas sobre “a sala de aula que temos e a que queremos".

Partindo da análise deste material acumulado, dos produtos das crianças nas oficinas, dos ensaios produzidos pelas estudantes da 3ª fase do Curso de Pedagogia da UFSC (Turmas 2012-1), das manifestações dos professores da Escola Beatriz e das bolsistas do PIBID UFSC Pedagogia, defendeu-se as oficinas interessadas visando garantir as bases materiais e subjetivas para a formação de crianças leitoras, escritoras e sujeitos capazes de se humanizarem, humanizando os tempos e espaços da escola e da sociedade.

Exercitando as mudanças reais nas salas de aula, visando o bem estar das crianças e dos adultos, quisemos criar um espaço de criança onde se brinca, aprende, estuda e se desenvolve plenamente e efetivamente.


Roda 4 - Brincadeiras de ontem e de hoje: vamos viajar no tempo?

Rodas de conversas, de contação de histórias, memórias, cantigas, cirandas e brincadeiras

Durante as reuniões de planejamento, as estudantes bolsistas do PIBID/UFSC Pedagogia problematizaram a necessidade de qualificar a sua participação em sala de aula por meio das rodas de conversas com crianças.

Desta forma, por demanda das mesmas, elegemos as rodas de conversas como estratégia metodológica com intuito de resignificar as rodas que as professoras já realizam com as crianças dos anos inicias e, de oportunizar outra participação destas estudantes nas atividades de ensino.

Portanto, com a finalidade de perceber este espaço como um lugar de encontro e de interação para a Semana da Criança, propuzemos além da realização das rodas de conversas, outras atividades de ensino em roda com o objetivo de conhecer mais e melhor as crianças da Escola Beatriz.

As Oficinas Interessadas e as Rodas da Semana da Criança 


Oficina 1 - Comunicar o quê e para quê?
Local: Sala 10                                               
Responsáveis: Camila, Márcia, Beth, Mirna

Oficina 2 - Suportes para a imaginação, literatura, leitura e escrita!
Local: Sala 09
Responsáveis: Mônica, Nilda, Márcia, Mirna, Fátima

Oficina 3 - Arte em PET II                                     
Local: Multiuso                                                         
Responsáveis: Cláudia, Juliana, Isis, Nara, Marileia, Gigiane

Oficina 4 - Brinquedos e sonhos
Local: Auditório
Responsáveis: Lorena, Iara, Gisela, Fábio, PIBID Educação Física

Oficina 5 - Costura: almofadas para a sala de aula
Local: Biblioteca                                                       
Responsáveis: Terezinha, Nadir, Stela, Dilcéia

Roda 1 - Cantigas, cirandas e brincadeiras
Local: Sala 08
Responsáveis: Natália, Iclaire, Daiana, Luana

Roda 2 - Cantigas, cirandas e brincadeiras
Local: Sala 07
Responsáveis: Séphora, Pâmela, Simone, Sheila

Roda 3 - Contação de histórias: lá vem histórias!...
Local: Sala 11
Responsáveis: Maria, Bianca, Talita, Leticia

Roda 4 - Brincadeiras de ontem e de hoje: vamos viajar no tempo? 
Local: Sala 06                                               
Responsáveis: Gisele, Karen, Emiliane, Diva, Ana Paola
Veja a Programação desenvolvida na Semana da Criança clicando aqui.

Curta a página de Facebook da EBM Beatriz de Souza Brito e veja as fotografias da Semana da Criança, clicando aqui.

Saiba mais no blog do PIBID UFSC Pedagogia, clicando aqui.
Saiba mais no blog do PIBID UFSC Educação Física, clicando aqui.


O "Catador de Histórias" chegando à Escola Beatriz...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por deixar seu comentário.