segunda-feira, 27 de maio de 2013

Calendário 2013 dos 50 anos da Escola Beatriz



Calendário 2013 dos 50 anos da Escola Beatriz

Durante o ano de 2012, a turma 51 estudou alguns aspectos econômicos, culturais e ambientais do estado catarinense, envolvendo conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais. Este trabalho de pesquisa bibliográfica, organizado na forma de um catálogo, apresenta características de algumas espécies vegetais arbustivas e arbóreas da flora de Santa Catarina.

As informações que resultaram neste trabalho foram obtidas através do site da “APREMAVI” e complementadas com dados de livros especializados no tema. Nossa busca de informações partiu de um roteiro previamente elaborado pelos professores coordenadores, que posteriormente foi ampliado com sugestões dos alunos.

Apresentamos a seguir as etapas desse trabalho:

Iniciamos na sala informatizada, conhecendo o site da “APREMAVI”. Localizamos nesse site uma pequena descrição da árvore que cabia a cada dupla de acordo com sorteio realizado na turma. Cada dupla fez a leitura inicial e, em seguida, ampliou seus conhecimentos lendo informações complementares. Essas informações foram anotadas no próprio roteiro, constituindo-se no primeiro registro da dupla. Além do site da “APREMAVI”, recorremos a livros especializados para checar algumas informações ou complementá-las.


Na semana seguinte, o Professor Leo Nogueira (Sala Informatizada 2012) fez uma oficina com as crianças e professores, dialogando passo a passo como elaborar graficamente “o nosso catálogo de árvores”, de modo a harmonizar as informações escritas com as imagens escolhidas pela dupla.  A turma decidiu como seria o layout da página e continuou registrando as informações solicitadas no roteiro.

Nesta mesma semana, as Professoras Gládis Machado (Ciências) e Terezinha de Jesus Bernardino (Turma 51/2012) discutiram com a turma como organizar os assuntos do roteiro transformando-os em texto contínuo, ou seja, em parágrafos.

Nessa etapa apresentamos um modelo de texto contínuo sobre a árvore Quaresmeira, que foi escrito no quadro da sala de aula.  Identificamos a ordem de assuntos tratados em cada parágrafo. Essa ordenação dos assuntos serviu de referência para a produção do texto de cada dupla.



Voltamos à sala informatizada para a digitação dos textos.  Escolhemos imagens de alguns dos aspectos pesquisados de cada árvore, concluindo mais uma etapa do trabalho. Na semana de finalização do trabalho, o Leo conversou com cada dupla para fazer a apresentação gráfica mais adequada ao catálogo, e dar acabamento à arte. Em todo o processo também colaboraram a Professora Nadir Souza Fernandes (Apoio Pedagógico) e Bianca Marcelino (Aluna do PIBID Pedagogia UFSC).

Finalmente, o calendário 2013 celebrando os 50 anos do Beatriz - a Escola do Bem-te-vi Amarelo - conta com 14 “pranchas” sendo uma para cada mês de 2013, além dos meses de janeiro e fevereiro de 2014 e outras informações e fotografias. As crianças têm suas fotografias na prancha/mês que desenvolveram como “assinatura” em seu projeto escolar. O projeto foi apresentado à comunidade escolar na Mostra Anual da Escola, em dezembro de 2012.




Depois de editarmos todo o material, o processo continuou com o encaminhamento para a pré-impressão na “Fusão” para depois ser impresso na Imprensa Universitária, com o apoio da Reitoria da UFSC. Para sua confecção também tivemos recursos da APP, Associação de Pais e Professores, e do PDDE, Programa Dinheiro Direto na Escola do Governo Federal, MEC. Uma tiragem inicial de 1.000 exemplares vem sendo distribuída pelas crianças autoras para todos os alunos, professores e funcionários da Escola, e também para os gestores da Secretaria Municipal de Educação, outras unidades e apoiadores.



Na tarde de 27 de maio de 2013 a Profa. Dória Conceição de Moraes Vicente (Assessora Técnica do Secretário de Educação e Coordenadora do Projeto de Humanização da SME) esteve presente na Escola, participando da distribuição dos calendários por seus autores aos demais colegas, sala a sala, e também de um lanche para celebrar com as crianças pelo belo projeto criado por elas.


Gládis Machado e Leo Nogueira

Veja as fotos do calendário na página do Facebook da Escola, clicando aqui.

Um comentário:

  1. Um material lindíssimo. Observa-se criatividade e um toque especial de quem entende de design.
    Parabéns à todos, principalmente aos alunos.

    ResponderExcluir

Obrigado por deixar seu comentário.