segunda-feira, 27 de maio de 2013

Festival Literatura em Vídeo 2013


Festival Literatura em Vídeo 2013

O que é o Festival Literatura em Vídeo?
É um concurso de vídeos produzidos a partir da leitura de uma das obras de ficção do catálogo da Editora Ática ou da Editora Scipione.

Quem pode participar?
Alunos matriculados no Ensino Fundamental II e no Ensino Médio, coordenados por um educador responsável.

Qual o objetivo do festival?

Incentivar o hábito da leitura nos jovens de uma maneira divertida, estimular a criatividade e apoiar o educador em seu trabalho dentro da sala de aula.

Como posso integrar a participação no Festival com o trabalho em sala de aula?
As editoras Ática e Scipione prepararam um projeto pedagógico para ajudar o educador durante a participação no Festival.

Qual o tamanho dos grupos?
O grupo pode ter no máximo cinco integrantes, coordenados por um educador responsável.

O educador pode inscrever quantos grupos?
O educador pode inscrever quantos grupos estiver orientando, sendo que cada grupo pode produzir mais de um vídeo.

O educador pode inscrever grupos de diferentes escolas?
Sim, porém dentro do mesmo grupo não pode haver alunos de diferentes escolas.

Preciso enviar a autorização de participação dos alunos no momento da inscrição?
Sim. Todos os participantes precisam enviar a sua autorização, porém participantes menores de 18 anos precisam da autorização dos pais ou representantes legais para participarem do Festival Literatura em Vídeo.

Alunos de Ensino Fundamental II e alunos do Ensino Médio concorrem entre si?
Não. Há uma categoria para Ensino Fundamental II e outra para alunos do Ensino Médio.

Os grupos podem ser formados por alunos de diferentes anos?
Sim. Caso existam alunos de diferentes segmentos, o grupo irá concorrer na categoria para alunos do Ensino Médio.

Qual o tamanho do vídeo?
O vídeo deve ter entre 30 e 300 segundos (5 minutos).

Como posso enviar o vídeo?
Você pode enviar o vídeo pelo website do Festival ou via Correios, gravado em CD ou DVD. Neste caso, é necessário solicitar o Aviso de Recebimento e garantir que o vídeo esteja em poder da editora até a data limite para envio dos vídeos, devidamente identificado com o nome do professor e os dados dos alunos que produziram o vídeo.

Os dados para envio via Correios são:

A/C Abril Educação S.A.
Endereço: Avenida Otaviano Alves de Lima, 4.400
Cidade: São Paulo/SP
Bairro: Freguesia do Ó
CEP: 02909-900

Incluir observação: Aos cuidados do Departamento de Marketing - 3º andar; informar que se trata do vídeo para o Festival Literatura em Vídeo.

Preciso estar cadastrado no site para enviar o vídeo?
Sim. Todos os educadores que desejarem enviar vídeos para participar do concurso precisam estar cadastrados no website do Festival, independente da forma de envio a ser realizada.

Qual o período de duração do Festival?
O início do Festival será no dia 18 de fevereiro. O cadastro do educador e o envio dos vídeos serão permitidos até o dia 27 de outubro. Entre os dias 13 e 20 de novembro será realizada uma votação on-line para escolher os melhores vídeos de cada categoria. Neste mesmo período, a Editora realizará uma análise interna para escolher os melhores vídeos do Júri Técnico. No dia 10 de novembro serão divulgados os grandes vencedores em um evento de premiação!

Como funciona e quais são os critérios de seleção?
Dos vídeos recebidos serão escolhidos dois vídeos, sendo 1 do Ensino Fundamental II e o outro do Ensino Médio que merecem destaque em cada uma das cinco regiões do Brasil, totalizando 10 vídeos selecionados na categoria Destaques Regionais. Esses vídeos regionais serão escolhidos após a filtragem dos vídeos finalistas, ou seja, um vídeo não pode estar entre os finalistas e também ser Destaque Regional.

Dos vídeos recebidos serão escolhidos oito vídeos, sendo 4 do Ensino Fundamental II e 4 do Ensino Médio que ganharão como Destaques de Categoria - Melhor direção de arte, roteiro, fotografia e som. Sendo que um vídeo pode ganhar em mais de uma categoria, ser Destaque Regional e ainda estar entre os finalistas. Nesta premiação o vídeo deve apresentar excelência em algum ou mais dessas categorias expostas.

Dos vídeos recebidos serão escolhidos dez vídeos finalistas, sendo cinco do segmento Ensino Fundamental II e cinco do segmento Ensino Médio. Esses vídeos serão analisados a partir dos seguintes critérios:

» criatividade;
» qualidade da produção;
» adaptação do roteiro

Os dois vídeos mais votados on-line, um do Ensino Fundamental II e um do Ensino Médio, serão os vencedores pelo Júri Popular. Esses dez vídeos também concorrerão ao Júri Técnico, e os dois vídeos -- um do Ensino Fundamental II e um do Ensino Médio -- que apresentarem o melhor desempenho de acordo com os critérios citados anteriormente serão os grandes vencedores do concurso! Os critérios utilizados em todas as etapas de avaliação do 2º Festival Literatura em Vídeo consideram o trabalho realizado pelo grupo, não havendo avaliação individual. É importante ressaltar que os vídeos que excederem os 5 (cinco) minutos e/ou não tiverem associação com a obra literária escolhida serão desclassificados.


A quais prêmios estou concorrendo?

Como sei quem são os vencedores?

Os 10 Destaques Regionais e os finalistas serão divulgados no site do Festival no dia 12 de novembro de 2013. Os demais contemplados serão divulgados em um evento de premiação que ocorrerá no dia 10 de dezembro de 2013.

Como faço para retirar os meus prêmios?
A editora se responsabiliza por enviar os prêmios em até 30 dias da divulgação dos vencedores. A entrega dos prêmios também pode ocorrer mediante um evento de premiação, a ser realizado pela Editora.


27 mai 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por deixar seu comentário.