sexta-feira, 10 de maio de 2013

III Jornada de Linguagem da UDESC/FAED: 15 a 17 de maio de 2013



III Jornada de Linguagem
“[...] cedo ou tarde, o que foi ouvido e ativamente entendido responde nos discursos subsequentes ou no comportamento do ouvinte.”
Mikhail Bakhtin
Mobilizado pelo ano da alfabetização no Brasil e pelos 50 anos da Faculdade de Educação da UDESC, o Grupo de Estudos e Pesquisas PROLINGUAGEM tem a alegria de apresentar a 3ª Jornada de Linguagem da FAED.

Pelo princípio dialógico e exotópico da relação eu-outro presente no pensamento bakhtiniano, compreendemos o encontro humano como uma via de mão dupla, isto é, a presença do outro é fundamental para a criação do(s) sentido(s) e da completude, bem como para a multiplicação do já-dito. Todo enunciado, localizado em um território social e dirigido ao outro, não está isolado, mas se prende ao elo de uma cadeia de relações de sentido expressas por vários falantes em tempos e espaços distintos.

Acreditamos que este evento se concretiza como forma de promover efetivas interações entre a universidade e a escola e, além disso, oportuniza a revisão de pressupostos teórico-metodológicos da educação básica quanto aos aspectos linguísticos envolvidos no processo de apropriação do sistema de escrita alfabética. Considerando o caráter constitutivo e instrumental da linguagem e as reflexões em torno do processo de alfabetização e letramento, os focos temáticos contemplados nesta edição visam, sobretudo, contribuir para o fortalecimento das práticas de ensino e aprendizagem desenvolvidas pelos professores em sala de aula.

Almejamos, portanto, criar com os alfabetizadores – e com todos aqueles interessados nas questões que envolvem o ensino e a aprendizagem da leitura, da escrita e da oralidade – possibilidades de ressignificações e (re)descobertas no campo da linguagem e da educação.

Maiores informações e programação na página do evento, clicando aqui.

10 mai 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por deixar seu comentário.