terça-feira, 6 de agosto de 2013

A Rosa de Hiroshima: 06 de agosto de 1945


O que cantamos em "Rosa de Hiroshima"?

"Rosa de Hiroshima" é um poema escrito pelo cantor e compositor Vinícius de Moraes (1913/1980).

"O lançamento da bomba de Hiroshima simbolizou, dentro da história, um dos episódios finais da Segunda Guerra Mundial. O Japão resistia ao avanço norte-americano das mais variadas formas. Com o intuito de apressar a rendição japonesa e demonstrar ao mundo o poder bélico estadunidense, um bombardeiro B-29 lançou uma bomba atômica à base de urânio que explodiu a 580 metros de altitude de Hiroshima, no dia 06 de agosto de 1945, às 8 h e 15min."

"Oitenta mil pessoas morreram, as que sobreviveram a esse monstruoso ataque foram obrigadas a conviver com o caos e as terríveis sequelas da radiação nuclear."

"Dentro desse aniquilador contexto histórico, Vinicius de Moraes compôs o poema Rosa de Hiroshima, certamente como forma de denúncia social e como expressão da sua revolta pelos horrores causados na população de Hiroshima. O poema Rosa de Hiroshima foi musicado e interpretado por vários artistas, sendo um deles o cantor Ney Matogrosso."

Algumas reflexões/interpretações:

. "as crianças mudas, inexatas" são as que morreram e as que continuaram vivendo com aquele medo;

"as mulheres rotas alteradas" quantas as que não mais poderiam ter filhos;

Enfim a bomba é aqui simbolizada por uma rosa que se abre, uma rosa vermelha: a do fogo e o sangue;

"a rosa hereditária" pelas sequelas que a radiação deixou em todos os que moravam lá;

a rosa "Sem cor, sem perfume, Sem rosa, Sem nada."
a estupidez e crueldade de se lançar uma bomba sobre aquele povo.

Rosa de Hiroshima acabou sendo uma das canções mais escutadas nas rádios brasileiras em 1973, e a revista Rolling Stone brasileira a classificou em 69º lugar entre as 100 Maiores Músicas Brasileiras.





Três dias depois, no dia 9/8/45, a "Fat Man" caiu sobre Nagasaki. Historicamente, estes são até agora os únicos ataques onde se utilizaram armas nucleares. As estimativas do primeiro massacre por armas de destruição maciça sobre uma população civil apontam para um número total de mortos a variar entre 140 mil em Hiroshima e 80 mil em Nagasaki, sendo algumas estimativas consideravelmente mais elevadas quando são contabilizadas as mortes posteriores devido à exposição à radiação. A maioria dos mortos era civil.

Documentário da Natgeo, dublado



Fonte: Compilado de Wikipedia, Folha Teen, Yahoo, Brasil Escola, Significados, Natgeo e Youtube.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por deixar seu comentário.