domingo, 18 de agosto de 2013

Centro de Referência Paulo Freire: consulta e download


Paulo Freire Memória e Presença: preservação e democratização do acesso ao patrimônio cultural brasileiro

Com o patrocínio da Petrobras, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, o Instituto Paulo Freire lançou o projeto “Paulo Freire Memória e Presença: preservação e democratização do acesso ao patrimônio cultural brasileiro”. O projeto, contemplado em processo de seleção pública no Programa Petrobras Cultural (PPC), edição de 2010, concretiza este e outros sonhos de Paulo Freire e da comunidade freiriana nacional e internacional.

Objetivo geral

Preservar os materiais existentes, garantir e democratizar acesso qualificado à obra e ao legado de Paulo Freire, inclusive a pessoas com deficiência visual.

Objetivos específicos

. Organizar e catalogar o acervo físico do Centro de Referência Paulo Freire.
. Digitalizar trinta mil páginas de textos, cem vídeos, duzentas fitas cassetes, quinhentas fotos produzidas por Paulo Freire ou que apresentem o educador e, na perspectiva da inclusão social, disponibilizar duas mil páginas de e sobre Paulo Freire a pessoas com deficiência visual.
. Digitalizar vinte mil páginas de textos, cem vídeos e duas mil e quinhentas fotos produzidas pelo Instituto Paulo Freire, como reinvenção do legado.
. Disponibilizar presencial e virtualmente o acervo digitalizado do Centro de Referência Paulo Freire.

Público beneficiário

A obra deste educador está disponibilizada no prédio onde funciona o Instituto Paulo Freire, em São Paulo. Dada sua importância, é urgente e necessária a sua digitalização para preservar e qualificar o acesso aos materiais existentes no Centro de Referência Paulo Freire (CRPF), seja de forma física ou virtual, ampliando o portão de entrada a usuários de bibliotecas, a provedores de informação, a pesquisadores de todas as áreas do conhecimento, brasileiros e estrangeiros. A obra e legado de Paulo Freire se inserem nesse movimento pela democratização do acesso ao conhecimento. Neste contexto, faz-se necessário publicizar a contribuição da vida e da obra de Paulo Freire, que é um patrimônio cultural internacional, ampliando o acesso a esta literatura a universidades, movimentos sociais, pessoas e a organizações de todo o mundo. Com isso, haverá contribuição para a formação de professores, educadores populares e todos aqueles interessados em processos educativos numa perspectiva emancipadora e intertransdisciplinar.


Quem tiver interesse em compartilhar materiais de e/ou sobre Paulo Freire, envie e-mail para acervo@paulofreire.org ou ligue para +55(11) 3021-5536.

Para acessar clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por deixar seu comentário.